domingo, 20 de março de 2011

O AMOR DE DEUS


A grande dificuldade da maioria das pessoas é aceitar que Deus é amor (1Jo 4,8), pois dizem: Como crer no amor de Deus por mim, e ao mesmo tempo viver em um mundo tão cheio de problemas? A resposta a este questionamento é a razão de ser da Bíblia. A Sagrada Escritura é a história do amor de Deus pelos homens. Já no primeiro livro, é revelado que a razão de toda a criação é sua bondade: Deus viu que a luz era boa (Gn 1,4).


E dentro desta criação, somente o homem foi criado á imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26). Tudo foi criado por Deus para a felicidade do homem. Infelizmente, muitas pessoas não são capazes de viver o amor de Deus. São aqueles que passaram por experiências tristes em sua vida. Muitos não foram desejados desde o momento da gestação; outros, não receberam amor dos pais ou nem chegaram a conhecê-los.


Ao lado disso, somam-se os traumas vindos da situação financeira, ou dificuldades de relacionamento, a rejeição por causa da raça.... e tantos outros problemas, que acabam gerando a insatisfação e amargura diante da vida. Tudo isso, torna difícil amar a Deus, pois perguntamos: Por que nasci nesta família? Por que tanto sofrimento? Por que nada dá certo em minha vida?


Esta não é a vida que Deus deseja para você. Ele criou tudo pensando em você. Então o que fazer?  É simples: aceite o amor de Deus, você é alguém muito especial para Ele! Para amar a Deus é preciso primeiro deixar-se amar por Ele. Amamos, porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19).


E a dificuldade em deixar-se amar por Deus está na visão errada sobre o amor e sobre Deus. Normalmente, as pessoas amam quem as amar. E no relacionamento com Deus, imaginam a mesma coisa, isto é, acreditam que Deus ama quem O ama. Em outras palavras, é a idéia de que Deus recompensa os bons e castiga os maus. O amor de Deus por você não é pelo que você fez ou deixou de fazer. O amor de Deus é gratuito e incondicional, Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobres os injustos (Mt 5,45). 


No livra do profeta Oséias existe uma passagem sobre esta forma de Deus amar, Deus sempre havia dado tudo ao povo de Israel, mas este havia pago com ingratidão os cuidados do Senhor. Todavia, não vemos Deus se arrependendo do Seu amor: 
"Israel era ainda criança, e já eu o amava, E do Egito chamei meu filho. Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; Ofereceram sacrifícios aos Baals E queimaram ofertas aos ídolos. Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, Tomava-o nos meus braços, Mas não compreenderam que eu cuidava deles. Segurava-os com laços humanos, com laços de amor, Fui para eles como o que tira da boca uma rédea. E lhes dei alimento" (Os 11,1-4). 
   
Deus o ama assim e é este amor que tem o poder de mudar a sua vida. O senhor lhe diz: Amo-o com eterno amor, e por isso, lhe estendi o meu favor (Jr 31,3).


Deus não ama o pecado, mas sim o pecador, apesar de você ter pecado, Ele não deixou de ti amar: "Porque és precioso a meus olhos, porque  eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti" (Is 43,4).


Este amor de Deus é real, pois Ele enviou o Filho dELe por causa de você. "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16).


 Deus esta esperado por você, Ele paga o mal com o bem, e ao nosso desprezo com Seu amor paciente, esperando pelo momento em que percebamos que longe dELe não há felicidade e, com o coração tomado de arrependimento, voltemos a nos aproximar para ouvi-Lo chamar:  “Meu filho!”.
                                                                                                                          Pe. Gilmar Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário