domingo, 20 de março de 2011

NÃO TENHA MEDO

Tudo o que é importante custa sacrifícios. E nem sempre estamos dispostos a isso. Queremos de preferência o mais fácil, o mais cômodo e o que agrada mais. Isto quando não se empurra para os outros aquilo que seria de nossa responsabilidade.

      Mesmo assim há um medo generalizado que ronda nossas mentes e nossos pensamentos. É o medo de não dar certo aquilo que se almeja alcançar. É o medo de não se efetuar satisfatoriamente um pedido ou um desejo. É o medo de não se levar a bom termo um casamento. É o medo de não se alcançar certos objetivos considerados fundamentais para uma realização plena. E tantos outros.

Há também um medo muito profundo que diz respeito ao relacionamento com Deus. Ainda existe certa mentalidade que resulta do medo de um Deus que castiga, de um Deus juiz severo que vigia constantemente nossos atos e está sempre pronto a punir qualquer passo em falso.


Como conseqüência surge o medo da condenação ao inferno. E desponta uma religião do medo que em tudo vê pecado, vê presença e ação do demônio como causador de doenças, infortúnios, desgraças e mortes.

E esse medo tem influência em todas as camadas sociais. Tanto ricos como pobres, tanto letrados quanto analfabetos, tanto cristãos como não cristãos. Em todos, de certa forma, existe esta influência do medo. Esquecem que são filhos de Deus. Esquecem que são criaturas queridas e amadas por Deus.


Falta-lhes discernimento e bom senso em saber que todos estão navegando neste mesmo mar da vida. E quem navega deve saber contar com a possibilidade de ventos contrários e de tempestades violentas. Não é hora de medo. É hora de prudência e prevenção, pois nem sempre o mar estará calmo e sereno.


Nem sempre as coisas acontecerão de acordo com as expectativas. Surgirão surpresas muitas vezes contrariando previsões. Aparecerão situações desafiando a paciência e a serenidade. Haverá fatos questionando a fé e a confiança no próprio Deus. Alguém poderá se sentir um miserável réu perante um juiz, muito embora existam aqueles que invertem os papéis arvorando-se o direito de serem eles Juizes e colocando Deus no banco dos réus.

Se Deus tiver paciência e for condescendente, será venerado e adorado. Se Deus “enviar” dificuldades, provações, desgostos, fracassos e doenças, será duramente questionado. E se Deus não atender aos pedidos feitos, às ordens dadas, será considerado omisso, quando não traidor, por não ter escutado e atendido. E Deus não é nada disso.

Essa mentalidade ainda persiste em algumas mentes superficiais e materialistas. Onde não existir fé esclarecida só poderá prevalecer ignorância. Onde não existir consciência da realidade só poderá prevalecer cobrança.


   Os discípulos de Jesus também estavam navegando em alto-mar quando foram surpreendidos por uma tempestade. Não se deram conta de que o Mestre também estava com eles. E se eles estavam em perigo, ele também estava. Não precisavam se precipitar e gritar do jeito que gritaram: “Mestre, salva-nos, pois estamos perecendo”!

          A fragilidade da fé e a pouca confiança fizeram com que o medo fosse mais forte do que a segurança. E o Mestre, surpreso, teve que repreendê-los: “Homens fracos na fé, por que vocês ainda são tão medrosos?” (Mc 4,37-41).
Creio que para nós não haverá necessidade de uma repreensão dessas. Creio que nossa fé seja suficientemente amadurecida para convivermos com esse Deus amigo e solidário, atencioso e misericordioso.

 "Nada temas, porque eu estou contigo, não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e venho em teu socorro, e te sustento com a minha destra vitoriosa” (Is 41,10).
                                                                                                                                                                        
Pe. Gilmar Serafim



4 comentários:

  1. bom dia Padre Gilmar.
    Ficou muito bom o seu blog, inclusive sua nova fto ficou mais jovem e mais simpatico.
    Gostei também do trecho do seu livro, q por certo será mais um sucesso.
    grande abraço, e q a proteçao de Deus continue sobre todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Formado em nós
    Leia Isaías 55.1-13
    [O Senhor declara:] Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55.11
    ......................
    Minha mãe estava chorando porque já não conseguia se lembrar com facilidade dos versículos bíblicos que a tinham animado e instruído por décadas. Foi uma perda profunda, que ela sentiu muito. Tive pena. Durante o ano anterior, havia decorado alguns salmos. Podia recitá-los com perfeição. Três ou quatro meses depois, esqueci-os porque não os recitava todos os dias. Enquanto lamentávamos nossas perdas, me dei conta de que nossos aprendizados da juventude podem desaparecer conforme o cérebro envelhece. Observando nossa tristeza, meu pai nos disse palavras sábias. "A palavra não as abandonou", disse ele. "Ela agiu em vocês enquanto a memorizavam. Ela tornou-se uma parte de quem vocês são." Que comentário útil! Quando interagimos com a Bíblia por meio do estudo e da memorização, ela age em nós e continua dando frutos ao longo de nossa vida, mesmo quando já não somos tão capazes de lembrar exatamente suas palavras.

    Oração: Graças, Senhor, pela influência de Tua palavra eterna, que fica sempre conosco. Em nome de Jesus. Amém.
    Pensamento para o dia: A mensagem de Deus nas Escrituras nos molda e produz frutos durante toda a nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu hoje tenho mais fê do que a alguns anos atrás e muita coisa bacana aconteceu desde então, mas o medo na minha vida e acredito na vida de muitas pessoas vinha da insegurança quanto as escolhas ... que decisão tomar, que caminho escolher é algo importante porque define o rumo que a vida toma e os cotornos do futuro, então é algo sempre dificil. Mas uma vez que eu me fortaleço com Deus ele me dá boas inspirações e me fortalece pra lidar com o acaso. Gostei muito desse texto porque é algo muito recorrente. Espero que traga algum esclarecimento e alivio para as pessoas

    ResponderExcluir
  4. a drogaria neto 2 agradece ao seu blog as palavra de fe e reflexao obrigado padre gilmar... wanderson, flavia , meiresilva , rogerio , thais , bruno

    ResponderExcluir