domingo, 18 de dezembro de 2011

NATAL 2011.


Ecce Virgo concipiet, et pariet Filium.
Et vocabitur nomen eius Emmanuel.
(Isaías 7, 14).
  
No Natal reconhecemos a vida do filho de Deus, por isso exclama Santo Agostinho: “Desperta, ó homem, por tua causa. Deus se fez homem”. A salvação entrou no mundo, pois quem nasceu de Maria é o nosso Salvador. “De Maria, escreve Origens, o Filho de Deus assumiu nossa humanidade para nos comunicar as riquezas da vida de Deus”.
           
Tudo que é de Deus nos é comunicado por Jesus. Daí anunciarem os anjos aos pastores: “Não temais, eis que anuncio uma boa nova, que será alegria para todos os povos, hoje em Belém, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11). Todos nós participamos desta alegria e, na medida em que acolhemos o Senhor, a verdadeira luz, nós todos somos iluminados por Ele. O Natal não é pois um simples momento comovedor e romântico da família, mas é sobretudo a celebração da realidade do nascimento do Filho de Deus do seio puríssimo da Virgem Maria.

Comemorar o Natal é sobretudo ir ao presépio de Belém e adorar a Jesus, reconhecendo-o como Deus. Um Deus que não quis se manifestar em meio a pompas, mas na simplicidade de uma criança e na pobreza de uma manjedoura. Natal significa, antes de tudo, acolher uma festa dada por Deus. É o Pai que nos envia Seu Próprio Filho para nos salvar e nos reconciliar com Ele (Jo 3,16-17).

Ao comemorarmos o Natal nós reconhecemos este presente que nós damos querem antes de tudo que somos agraciados, presenteados por Deus. Assim um presente material caro e um sorriso se equiparam. Um aperto de mão e o perdão que oferecemos se tornam sinais desta bondade de Deus. Enfeites e ceias deveriam ser sempre expressão de um conteúdo de fé. Os abusos nos gastos e a sofisticação crescente constituem, porém, um clamor que se eleva aos céus, quando ao nosso redor há tanta miséria e tantas crianças sem teto e sem pão.
           
Essencial no Natal é irmos, como os pastores e os reis magos, até a manjedoura e adorarmos Jesus, o que é significado pelo incenso; é reconhecermos que Ele nasceu de Maria, um Deus que se fez homem, significado pela mirra; é proclamarmos que Ele veio para todos os povos, representado pelos magos, como Senhor e Rei, significado pelo ouro. Que nossos corações se encham de alegria, é Natal, e com os anjos, entoemos o canto, que se faz ouvir em Belém, naquela noite bendita: Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens, objetos de Sua benevolência” (Lc. 2,14).

Adorando a Jesus Menino, deitado na manjedoura, rogamos a intercessão da Virgem Maria, para que obtenham copiosas graças de santificação para todas as almas consagradas a Deus e a alegria sobrenatural da gruta de Belém. E que todos os dias de 2012 sejam também um prolongamento desse júbilo celestial. São os votos que a Paróquia Santo Expedito, ardorosamente formulam.  

Pe Gilmar Serafim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário